Como aplicar o Ensino Híbrido na educação infantil

O que é o ensino híbrido?

Trata-se de um modelo de educação que integra, mesclando, o ensino on-line e o ensino off-line (ou presencial). Mas acima de tudo, esse modelo deve ser visto como um processo contínuo de ensino, e não duas formas separadas, distintas e totalmente diferentes.

Com essa inter-relação, o que há de melhor em cada um dos ambientes é aproveitado, potencializando a experiência educativa do aluno e tornando-a mais significativa e eficiente.

Afinal, uma geração que já nasce conectada à internet quer ter à mão essa tecnologia, mas não pode prescindir da relação interpessoal com seus colegas e professores, o que é essencial para desenvolver a noção de comunidade, promover o amadurecimento emocional da criança e aumentar sua criatividade.

Não é de hoje que o ensino híbrido tem sido amplamente difundido pelo seu método de ensino inovador, onde é possível aliar as aulas presenciais, com o online para um melhor aproveitamento escolar.

De um tempo para cá, desde muito cedo, as crianças têm tido acesso facilitado às tecnologias. Celulares, tablets e computadores já fazem parte do cotidiano das novas gerações.

Inserir esses elementos na educação infantil fará com que as crianças tenham um aprendizado otimizado e extraiam o que há de melhor nos dois mundos: o online e off-line.

É importante ressaltar, que para aplicar o ensino híbrido na educação infantil, é necessário que o uso das tecnologias sejam sempre orientadas e supervisionadas pelos educadores, e não apenas disponibilizá-las para os alunos.

Vantagens do ensino híbrido na educação infantil

Primeiramente, o ensino híbrido proporciona um aprendizado personalizado para cada aluno, pois o estudante possui flexibilidade de ambiente e horário para estudar, sem deixar de lado as interações sociais (presencialmente) com seus professores e colegas de classe.

Além disso, as crianças podem vivenciar novas experiências com o uso das ferramentas online, o que contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Outro grande benefício em usar esse modelo de ensino é a autonomia e responsabilidade proporcionada aos alunos para a realização de tarefas, pois eles podem escolher o seu ambiente de estudo.

Os alunos podem fazer suas atividades nos laboratórios ou outras dependências da escola, e até mesmo, em casa, utilizando ferramentas online como o celular, tablet ou computador.

Isso fará com que eles tenham maior capacidade de coordenar suas tarefas do dia a dia e aprimorar a sua disciplina, resultando em um rendimento superior.

Os pais e/ou responsáveis também podem estar mais inseridos na vida escolar das crianças com esse método de ensino, através de atividades que podem ser entregues via agenda escolar, e-mail, ou até mesmo, por videochamada.

FONTES: