O papel dos pais é decisivo para o bom desempenho dos filhos na escola e no meio social. Algumas pesquisas comprovam que, para o bom desempenho escolar, nada melhor que o incentivo familiar.
Para despertar a curiosidade intelectual do aluno e cultivar seu apreço pelo estudo, não existe uma fórmula mágica, pois devem ser consideradas as variáveis envolvidas: talento individual, estímulos providenciados pela escola e ambiente favorável ao aprendizado em casa. Apesar disso, é importante que tenhamos claro qual é o fator que causa mais impacto no progresso do aluno: a interferência da família.
Essa interferência se resume em boas e simples práticas apresentadas a seguir, para os pais.
1. Conhecer a escola já no início do ano
É o momento de tirar as dúvidas sobre o conteúdo com o qual a escola trabalha, como é esse trabalho e o que pretende para o ano. Essas informações serão essenciais para você poder acompanhar o desenvolvimento de seu filho e, se necessário, cobrar o cumprimento de tais metas.
2. Participar da reunião de pais
A reunião é a oportunidade de você tornar visível sua participação e compreender o encaminhamento das aulas. Além disso, você demonstrará a seu filho interesse, contribuindo para o envolvimento dele com a escola.
3. Conversar sobre a escola
Tratar o estudo como algo agradável e integrado ao dia a dia das pessoas eleva o interesse dos alunos. Ao propiciar um ambiente favorável à educação, o estudo deixa de ser um fardo para se tornar um prazer.
4. Acompanhar o relatório de avaliação
Estar atento aos resultados de desempenho de seu filho é também aspecto relevante nessa caminhada. Receber o relatório de avaliação e discuti-lo com ele, deixando claro que você acompanha o que está acontecendo, elogiando quando o resultado for positivo e buscando alternativas junto com a escola quando o resultado não for o esperado, é o caminho para manter ou melhorar o aproveitamento de seu filho.
5. Cuidar do cumprimento das tarefas de casa
É extremamente importante que se mostre ao filho o papel da tarefa na aprendizagem. Você deve monitorar diariamente a execução do dever de casa. É assim que se estabelecerá a rotina de estudos, com horário e local determinados.
6. Reservar um lugar tranquilo para os estudos
O ambiente também interfere nos resultados da aprendizagem. Para que essa interferência seja positiva, providencie o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da televisão. Se seu filho estiver concentrado, aprenderá mais e errará menos.
7. Ter livros em casa
Um aspecto primordial para o progresso da formação de seu filho é a oportunidade de ler e ter contato com a leitura. Procure ter livros em casa para que ele adquira o hábito de folheá-los, lê-los e interpretá-los. Eles não só aumentarão seu vocabulário de maneira espantosa como também lhe proporcionarão novos conhecimentos ao assimilar informações de todas as áreas.
8. Preservar o tempo livre
Reserve tempo para seu filho brincar, lembrando que esse também é um momento precioso para o aprendizado. Brincando, ele também aprende, pois muitas vezes as representações na brincadeira remetem-no a situações reais que exigem soluções e ações imediatas.
Essas práticas foram sugeridas por profissionais especialistas, com base em estudos e participação no meio educativo. Comprovadamente, cada uma dessas práticas aqui sugeridas faz a diferença nas diversas etapas escolares.
Invista e comprove o resultado.