top of page

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA.


Toda relação humana é complexa. Quando a convivência é diária, essa complexidade tende a ficar maior, seja para o lado positivo, quanto para o negativo. Independentemente dos problemas que os laços possam causar, a importância da família na sociedade ainda é expressiva, essencialmente na infância, onde a família se torna a base de tudo. “Boas experiências afetivas iniciais têm influência positiva no desenrolar da vida do indivíduo”, aponta o Núcleo Ciência Pela Infância.


É por meio das primeiras experiências sociais e de construção de vínculos que a criança desenvolve seus valores e personalidade, além de serem a base onde o seu psicológico e emocional serão fundadas. Na vida adulta, o conceito de família pode mudar e não necessariamente se fixar somente nas relações sanguíneas. Afinal, o que é família? Será a família feliz que aparece nos comerciais de televisão? Ou será aquela que protagoniza os dramas e desavenças das novelas mexicanas? A estrutura familiar é, hoje em dia, extremamente vasta e diferente do modelo tradicional que tínhamos há alguns anos.


A importância da família na sociedade, seja ela qual for, ainda é vital para a sobrevivência, visto que enfrentamos um processo de individualização como nunca antes. Esse processo é fortalecido pelo avanço tecnológico que, ao mesmo tempo em que torna a comunicação mais fácil entre pessoas, as separa do convívio e da presença física.


O valor de uma família unida é inestimável, visto que, como já abordamos no início desse artigo, é a base para que o indivíduo construa a sua inteligência emocional, valores, atitudes e bons exemplos.


A família é o nosso primeiro contato com o mundo, pela qual experimentamos as primeiras trocas de informação e afeto, transformando o indivíduo e o preparando para tudo na vida.


É preciso fortalecer os laços familiares, seja a sua família quem for: parente de sangue, amigo que é quase irmão, mãe que também é pai, pai que também é mãe, vó que cria no lugar dos pais. É com o objetivo de conectar as famílias dos nossos alunos em uma troca de relações e vivências, estreitando ainda mais o elo emocional que o COLÉGIO VIVENCIAR irá promover desafios divertidos durante semana “Conectando”, que acontecerá entre os dias 07 e 11 de dezembro, em comemoração ao dia FAMÍLIA.


FONTES

https://www.telavita.com.br/blog/lacos-familiares-na-construcao-psicologica/

Danielle Taymara Mascarenhas, Projetos Escolares, 2020.


483 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page