top of page

O QUE É BNCC? QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Atualizado: 13 de dez. de 2022


O que é a BNCC?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que o conjunto das aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, e Ensino Médio.

Assim, a Base busca atender às demandas dos estudantes do século XXI, os preparando para serem protagonistas da sociedade em que vivem e para o mundo do trabalho. Dessa forma, o documento busca assegurar todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos conforme o que já estava definido no Plano Nacional de Educação (PNE).


E como essas aprendizagens serão garantidas?

Bem, com a BNCC, o desenvolvimento integral do estudante será garantido por meio das 10 Competências Gerais da Educação Básica. Mais adiante, você verá o conceito de competências e como ela se relaciona com a Base.

Nesse momento, é importante ter em mente que a Base não é um currículo, mas sim um conjunto de orientações para nortear as equipes pedagógicas no processo de elaboração dos currículos locais.


Qual é o objetivo da BNCC?

A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns. Assim, o que se espera é que as desigualdades educacionais brasileiras sejam reduzidas e que a qualidade do ensino seja elevada.

Além disso, um de seus objetivos é também formar estudantes com habilidades e conhecimentos essenciais para o século XXI, de forma a incentivar a modernização dos recursos utilizados em sala de aula e das práticas pedagógicas, de forma a promover a atualização do corpo docente das escolas.


O que são Competências e Habilidades da BNCC?

1. Competências

A Base entende uma competência como mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que o estudante esteja apto para resolver as demandas do cotidiano, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Ou seja, é por meio da competência que os estudantes desenvolvem plenamente as habilidades e aprendizagens essenciais estipuladas pela BNCC. Dessa forma, as competências indicam à escola e ao estudante O QUE deve ser aprendido e COM QUE FINALIDADE a competência deve ser desenvolvida.

2. Habilidades

Agora que você já sabe o essencial sobre as competências, vamos falar sobre as habilidades. Você já sabe o que são elas? De acordo com a BNCC, as habilidades são as aptidões desenvolvidas pelo estudante ao longo da vida escolar e que são essenciais para que ele desenvolva tanto as competências gerais, como as específicas previstas pela Base.

3. Qual é o prazo para implementação?

Outra questão essencial para colocarmos em prática a BNCC em nossa escola é compreender quanto tempo ainda temos para implementá-la. Como já te explicamos no início deste texto, a BNCC da Educação Básica foi homologada em duas etapas – Educação Infantil e Ensino Fundamental em 2017, e o Ensino Médio no final de 2018.

Por isso, o prazo de implementação também é diferente para cada uma dessas etapas. Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, a Base deve ser implementada em sua totalidade nas escolas até o início de 2020.

“Os currículos deverão estar estruturados até junho de 2019. Entre julho e setembro, haverá consultas públicas regionais nos estados. Os novos documentos deverão ser analisados e aprovados pelos conselhos estaduais de educação entre outubro e dezembro, para serem aplicados a partir do início do ano letivo de 2020. As primeiras turmas irão se formar em 2022.(MEC)

Você sabia que a nossa escola já iniciou a implementação da BNCC?

O Colégio Vivenciar, concebe a escola enquanto espaço de produção e ressignificação de conhecimentos, oportunizando o processo de construção pessoal e social, viabilizando saberes capazes de orientar o estudante como agente integrante de uma sociedade, compreendendo as dimensões interpessoal e coletiva.

A organização pedagógica atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e demais legislações vigentes do Conselho de Educação do Distrito Federal – CEDF, a fim de oferecer um trabalho que considera as diferenças individuais e os estágios de crescimento. Em atenção a BNCC, o Colégio Vivenciar em sua enturmação atende o previsto, e trabalha com turmas para crianças bem pequenas e crianças pequenas e sua faixa etária:

Educação Infantil: Creche: Infantil II - para crianças de 2 (dois) e 3 (três) anos de idade, completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso;

Pré-Escola: Infantil III - para crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, completos ou a completar até 31 de março do ano de ingresso.

O Colégio proporciona condições para que o estudante desenvolva suas capacidades, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica para compreender e participar ativamente da vida social, de maneira solidária e ciente de seu papel transformador na constituição de um mundo melhor, mais humano e fraterno. Sendo assim, o colégio propõe a utilização de metodologias ativas para a realização do trabalho pedagógico.





Fonte: Direção Vivenciar.







15.515 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page